O Sistema Sindical é, usualmente, representado por uma pirâmide, conforme a figura acima:
Na base, situam-se os sindicatos, entidade sindicais de 1° grau, que reúnem empresas de mesmas categorias econômicas ou similares em um ou vários municípios, no Estado, ou nacionalmente.
No centro da pirâmide estão as federações, entidades de 2° grau, que reúnem os sindicatos de cada estado. Excepcionalmente, algumas atividades do comércio, cujas regras são estabelecidas pelo Governo Federal, são representadas por federações nacionais.
No topo, estão as confederações, que coordenam os planos respectivos e atuam a nível nacional. O sistema sindical dos empregados é semelhante à representação patronal.
O segmento do comércio, liderado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), é composto por 33 federações, sendo 27 estaduais e seis de âmbito nacional e por mais de 800 sindicatos, que representam 2,5 milhões de empresas do comércio de bens e serviços.
A Confederação Nacional do Comércio é a representante, em todo o território nacional, do comércio de bens, serviços e turismo. Tendo 61 sindicatos filiados em sua base, a Fecomércio-RJ representa diretamente o comércio de bens e serviços em todo o estado do Rio de Janeiro, bem como as categorias econômicas ainda não organizadas em sindicatos em alguns municípios do estado.